A Razão

A razão nem sempre assiste quem procura ou tem, mas ter um cão de parar dá para pensar que existe uma razão para praticar este desporto, que é a caça.
Os cães, nossos amigos e aliados nos bons e maus momentos, são a razão de ser caçador, treinador (amador) e praticante de Santo Huberto.
As Monográficas e as Exposições Caninas também me fascinam. Ter um cão morfologicamente perfeito (ou quase) é um orgulho para o caçador.
Aprecio todas as raças, mas especialmente a raça Deutscher Drahthaar. Devo esta admiração ao Sr. Eng. António Varela, o qual me incentivou a participar em provas de caça.
Um abraço a todos os que gostam de cães (e cadelas...),

Carlos Borrego

DEUTSCHER DRAHTHAAR - Morfologia e Trabalho

HISTÓRICO

No final do séc. XIX, com o objectivo de obter um cão de parar polivalente, os criadores alemães praticaram cruzamentos entre o Braco Alemão de pêlo curto, o Caniche, o Pudel Pointer, o Griffon e o Airedale terrier. Em 1902, foi criado o Clube na Alemanha.
O Drahthaar tem este nome devido à sua pelagem dura e eriçada. Esta raça está inserida no 7º grupo na F.C.I., em continentais.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Cão de parar muito polivalente, dotado de um faro muito seguro, com uma busca regular e perseverante. Rústico, resistente, corajoso, enérgico, vivo de temperamento e rápido, este cão pratica todo o tipo de caça, em qualquer terreno e em qualquer clima. Também é um notável cão de pista de sangue para a caça grossa ferida.

ESTALÃO DE BELEZA

As proporções adequadas, as articulações, os tendões e os ligamentos contribuem para a resistência, rapidez e flexibilidade do Drahthaar.

Tamanho: Macho 60-67 cm; Fêmea 56-62 cm.
Peso: 27-32 Kg
Pêlo: Duro, raso e denso, assegurando uma boa protecção contra as intempéries e ferimentos; Comprimento entre 2 e 4 cm; Pêlo mais curto sob o peito, ventre, cabeça e orelhas; Pelagem varia entre castanho com branco ou beje e preto com branco.
Cabeça: Larga, focinho comprido; Sem lábios pendentes; Orelhas médias com implantação alta, bem afastadas e não retorcidas; Barba abundante.
Corpo: Constituição quadrangular; Pescoço de comprimento médio, curvado; Garrote alto, bem musculado; Peito largo e bem descido; Dorso curto e reto; Garupa longa e ampla, suavemente inclinada.
Cauda: Não muito espesssa, posicionada o mais direita e horizontal possível.


ESTALÃO DE TRABALHO

O Drahthaar é um galopador médio com momentos de trote.
Na Busca da caça, mantém um contacto bastante estrito com o seu condutor. O seu galope deve dar a impressão de mais potência que de agilidade. Na sua busca, os lançes quando efectuados a trote, o Drahthaar pode efectuar ligeiros controlos no solo. A busca deve ser de cerca de 50m ou mais em provas de Primavera e de 40 a 50m em provas de caça prática.
O Porte de cabeça nesta raça situa-se no prolongamento da linha dorsal.
A Paragem do Deutscher Drahthaar é repentina, autoritária e de pé.
A Guia é característica, posicionando a cabeça no prolongamento da linha dorsal ou ligeiramente abaixo desta. O porte revela sinais de autoridade. O Drahthaar permanece imóvel ao levante da peça.
O cobro na água faz parte integral das suas qualidades naturais de trabalho.